Escrita por Iyaromi Feitosa Ahualli, com a colaboração de Nathálya Oliveira Ananias e Deuzite Santiago da Cunha , pesquisadoras bolsistas do projeto Ações Afirmativas e Burocracia Pública.
O grupo de pesquisadoras(es) escolhido para concretizar o Mapa Georreferenciado com Ações Afirmativas no Serviço Público e o Caderno de Pesquisa: Ações Afirmativas e Burocracia Pública - vinte anos de legislação, mesclava pesquisadoras(es) do direito e das ciências sociais, todas geralmente interligadas pela sociologia. Entre as diversas tarefas necessárias para a construção do mapa, começamos pelo ingrediente básico de um projeto de pesquisa, o levantamento bibliográfico. Foram três a quatro meses em que nos dedicamos a investigar diversos sites e plataformas acadêmicas, tais como o Google Scholar e a plataforma do Lattes1, em busca de artigos que tratassem sobre cotas raciais em concurso público.
Já era esperado que nossa pesquisa precisaria passar por filtros tangentes ao tema de cotas raciais em universidades, haja vista que, antes do surgimento da Lei nº12.711/2012 e da Lei nº 12.990/2014, a temática da cota racial nas universidades já estava sendo discutida, desde os anos 2000. Pudemos ter acesso a uma série de produções de extrema relevância capazes de motivar e justificar o tamanho do projeto em que estaríamos imersos.