Blog

Autora: Sofia Cevallos (FLACSO Brasil e Universidade Paris 8)

O projeto

Awareforest é um projeto de pesquisa coordenado por Sofia Cevallos e orientado pelas professoras pesquisadoras Rebecca Igreja (FLACSO- Brasil/ UnB) e Jacqueline Descarpentries (Universidade de Paris 8). Iniciado em Setembro de 2021, este projeto recebeu financiamento da Comissão Europeia atribuído à pesquisadora por meio da bolsa Marie Curie (Programa Horizon-2020). 

O objetivo principal deste projeto é analisar as identidades das mulheres indígenas amazónicas, suas construções, assim como as percepções individuais e coletivas destas mulheres com relação às atividades extrativas e seus impactos nas comunidades indígenas. Através do estudo da organização das mulheres indígenas do Povo Kichwa de Pakayaku, Awareforest procura contribuir ao debate sobre o lugar das preocupações socioambientais nos discursos e na organização das mulheres indígenas no presente século. Como o extrativismo reconfigura as relações sociais e de gênero no contexto das comunidades indígenas amazônicas? Quais são as noções epistemológicas sobre corpos, territórios, natureza e cuidado que podem ser encontradas por trás das lutas das mulheres indígenas? Como elas procuram introduzir essas noções localmente e dialogar sobre elas tanto dentro de suas comunidades como ao exterior, com outros atores políticos nacionais e internacionais? Como estas mulheres estão, através da sua luta e organização, questionando interpretações como as de “desenvolvimento” e “progresso” que as excluíam anteriormente, para propor uma construção de sociedade baseada no Bem Viver coletivo? São algumas das questões que este projeto pretende abordar. 

Escrita por Iyaromi Feitosa Ahualli, com a colaboração de Nathálya Oliveira Ananias e Deuzite Santiago da Cunha , pesquisadoras bolsistas do projeto Ações Afirmativas e Burocracia Pública

O grupo de pesquisadoras(es) escolhido para concretizar o Mapa Georreferenciado com Ações Afirmativas no Serviço Público e o Caderno de Pesquisa: Ações Afirmativas e Burocracia Pública - vinte anos de legislação, mesclava pesquisadoras(es) do direito e das ciências sociais, todas geralmente interligadas pela sociologia. Entre as diversas tarefas necessárias para a construção do mapa, começamos pelo ingrediente básico de um projeto de pesquisa, o levantamento bibliográfico. Foram três a quatro meses em que nos dedicamos a investigar diversos sites e plataformas acadêmicas, tais como o Google Scholar e a plataforma do Lattes1, em busca de artigos que tratassem sobre cotas raciais em concurso público. 

Já era esperado que nossa pesquisa precisaria passar por filtros tangentes ao tema de cotas raciais em universidades, haja vista que, antes do surgimento da Lei nº12.711/2012 e da Lei nº 12.990/2014, a temática da cota racial nas universidades já estava sendo discutida, desde os anos 2000. Pudemos ter acesso a uma série de produções de extrema relevância capazes de motivar e justificar o tamanho do projeto em que estaríamos imersos. 

Sejam bem-vindas(os) ao blog do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais! 

O Blog do Colégio será atualizado mensalmente, na última quarta-feira do mês, a partir do dia 27 de abril de 2022.

Nele, abordaremos temas relativos às nossas atividades e pesquisas, por meio de textos de opinião, resenhas, entrevistas, análises científicas, dados quantitativos e qualitativos, e conteúdo audiovisual, incluindo fotografias, vídeos e gravações. Além de nossas(os) pesquisadoras(es) associadas(os), chamaremos para escrever em nosso blog estudantes, pesquisadoras(es), professores(as) e representantes da sociedade civil dispostos a compartilharem suas reflexões, análises e experiências. 

À propos du Collège

Le Collège latino-américain d'études mondiales, un programme FLACSO-Brasil, est un espace universitaire international multidisciplinaire et interdisciplinaire, notamment dans le domaine des sciences sociales et humaines (CSH), axé sur le thème des inégalités, de leurs causes et effets et stratégies d'atténuation. En savoir plus

Informations

E-mail: colegiolatinoamericano@flacso.org.br

Suivez-nous sur Facebook, YouTube et Instagram

Casa Franco-Brasileira da Ciência

Edifício Finatec, 218-G, Av. L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF – 70910-900

Search