Seminários e Cursos

Ações Afirmativas e Burocracia Pública - Lançamento de Caderno de Pesquisa e Mapa Georreferenciado

card 1Data: 05/11/2021, 10h

Pesquisa: Ações Afirmativas e Burocracia Pública 

Inscrições: Zoom Webinar - bit.ly/3B0GSre

Público: Aberto ao Público Geral 

As políticas raciais no Brasil são objeto do Caderno de Pesquisa Ações Afirmativas e Burocracia Pública: vinte anos de legislação e do Mapa Georreferenciado das Ações Afirmativas. Os produtos foram realizados no âmbito do projeto Ações Afirmativas e Burocracia Pública, realizado na Universidade de Brasília, desenvolvido pelo Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Flacso Brasil, em parceria com o Laboratório de Acesso à Justiça e Desigualdades (LADES) do programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. O projeto conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

O caderno e o mapa serão apresentados ao público em lançamento virtual com a participação de especialistas, de diversas instituições, que se dedicam ao tema. O evento é aberto ao público, mediante inscrição, e será realizado no dia 5 de novembro, às 10h (horário de Brasília), pela plataforma Zoom Webinar.

Os produtos são resultado de uma primeira sistematização, parte de uma reflexão maior sobre as políticas raciais no país, seu funcionamento, seus resultados, debates e desafios. São fruto de um amplo levantamento de normas, vigentes e não vigentes, a níveis municipal, estadual, federal e nacional, que estabeleçam reserva de vagas para a população negra – em suas diversas classificações – em concursos e processos seletivos para ocupações públicas.

Caderno de Pesquisa Ações Afirmativas e Burocracia Pública – Vinte Anos de Legislação é dedicado ao estudo sobre ações afirmativas e burocracias públicas. Esse volume busca, especificamente, apresentar um retrato da legislação que rege as cotas raciais em concursos públicos no Brasil. O objetivo é sistematizar e difundir informações atualizadas sobre o funcionamento dessa política, facilitando tanto o controle social, ao se dar publicidade a esse universo jurídico, quanto o debate acadêmico, ao apresentar uma vasta gama de conteúdo sobre ações afirmativas raciais, o que possibilita novos enfoques a um fenômeno já bastante estudado.

Com livre acesso e uma diversidade de filtros, além da possibilidade de gerar relatórios com os dados coletados, o Mapa de Ações Afirmativas apresentará ao público as normas que são apresentadas neste caderno, reunidas em um só local e organizadas visualmente. O Mapa é dedicado exclusivamente às cotas raciais em concursos públicos e nele é possível, além de acessar informações básicas sobre a legislação, saber seu status de vigência e suas especificidades de acordo com o contexto local e regional. A versão atual, que complementa as informações do Caderno, foi desenvolvida com o objetivo de tornar os dados mais precisos e acessíveis.

Ver também em: https://flacso.org.br/?p=25875

Tags:

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. Saber mais

Search