Seminários e Cursos

Minicurso: (Re) conceptualizando o gênero e a etnicidade: novos olhares desde a América Latina

Período: 29-Ago-2022 a 02-Set-2022, das 14:00 ás 18:30 (Horário de Brasilia)Programação Mini Curso Gênero e Etnicidade

Idioma do minicurso: Português e Espanhol

Coordenação: Rebecca Lemos Igreja (FLACSO-Brasil/ UnB), Sofia Cevallos Vivar (FLACSO-Brasil/Universidade de Paris 8)

Professores Participantes: Dra. Rita Potyguara (Presidenta FLACSO/ Brasil) Dra. Mary García Castro (Pesquisadora emérita na UERJ/PPCIS/NUDERG; bolsista da FAPERJ; professora aposentada da UFBApesquisadora FLACSO, Brasil); Millaray Painemal (ativista chilena); Profa. Dra. Maria Luisa Castro Muniz (UnB e Universidade Andina Simón Bolivar); Lcda. Lineth Calapucha (Vice-presidente da Associação dos povos kichwa originários de Pastaza, Equador); Profa. Dra. Laura Valladares (Universidade Autónoma Metropolitana de México); Profa. Dra. Veronica Yuquilema (CLACSO e INREDH); Profa. Dra. Rosalva Aída Hernández (CIESAS, México); Mestre Elisa Pankararu (Departamento mulheres da APOINME); Profa. Dra. Ivette Vallejo (FLACSO-Ecuador) ; Mestre Juliana Tupinambá (Doutoranda da UnB e Assessora da APOINME); Rosa Campoalegre (Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, Cuba); Deise Benedito; Teresa Cunha (Centro de Estudos Sociais, Coimbra); Mestre Zenaida Yasacama (Vice-presidente da Confederação de nacionalidades indígenas do Equador, CONAIE).  

Modalidad: Presencial (mini-auditório da pós graducação da FD) e virtual

Inscrições: Abertas  

-Alunos da UnB (SIgaa)

-Participante externo (Basta clicar aqui para se inscrever)

Valor da inscrição:

Participantes Externos: R$90,00
Alunos da UnB: Gratuito (caso desejem o certificado da Flacso, devem se inscreverem  como participantes externos e realizarem o pagamento normalmente) 
Cotas para auto declaração: 
-Afrodescendentes: (gratuito) 
-Indígenas(gratuito)
 

Programação completa: Programação completa

Este curso abordará as relações entre gênero, etnicidade, política e territórios com o objetivo de refletir sobre os processos de organização de mulheres e homens indígenas no contexto das lutas socioambientais que ocorrem na região. 

Tem como objetivo criar um espaço de reflexão e intercâmbio por meio do diálogo entre intelectuais e ativistas com o objetivo de coproduzir conhecimento e estabelecer colaborações que contribuam para as diversas lutas por justiça social que tem lugar no continente.

Público: O curso é livre, está voltado para o grande público.

Tags:

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. Saber mais

Search