Tema Transversal: Desigualdade Social

tema transversal cortado 3

 

As atividades do Colégio, tanto de ensino como de pesquisa, estão orientadas, como finalidade última e fundamental, à reflexão e análise das condições de produção e reprodução das desigualdades sociais no contexto global e as diversas possibilidades de seu enfrentamento e mitigação.

As desigualdades não se constituem como um tema novo de estudo. Estão na base de várias teorias clássicas das ciências sociais que tratam da exploração, da dominação e do poder. Atualmente, contudo, o contexto de globalização e de hegemonia do capitalismo neoliberal revigoraram os debates sobre o tema.

Nesse contexto, as desigualdades se multiplicam, conectam-se globalmente e tornam-se mais complexas. Por isso, o Colégio, como espaço internacional e interdisciplinar de produção de conhecimento e reflexão, pretende catalisar e otimizar o estudo das desigualdades, a fim de contribuir para sua eliminação. Assim, tem por objetivo promover debates e estudos sobre os obstáculos e as medidas para o alcance integral da justiça social nas suas diversas dimensões, seja econômica, social, cultural, jurídica ou epistemológica lançando mão de uma abordagem integral e de inovações teórico-metodológicas.

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. 

Informações

E-mail: colegiolatinoamericano@flacso.org.br

Casa Franco-Brasileira da Ciência

Edifício Finatec, Sala 218-G, Av. L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF – 70910-900

©2019 Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais. Todos os Direitos Reservados.

Search