Desigualdades, Justiça e Radicalismos

 

Coordenadores: Prof. Rebecca Lemos Igreja (FD/UnB), Prof. Camilo Negri (GPP/UnB) e Prof. Alexandra Poli (EHESS/França)

O projeto Desigualdades e Justiça Social em contextos de radicalismos está em sua fase inicial e contempla estudos sobre as desigualdades, trabalho e justiça. Trata-se de um projeto realizado com o apoio do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais e do Departamento de Gestão Pública da UnB, com o professor Camilo Negri. É um projeto que integra um grupo internacional, especialmente a Professora Alexandra Poli da École des hautes études en sciences sociales (EHESS/França), o Professor Michel Wieviorka da Maison des Sciences de l'Homme (FMSH/França), a Professora Odile Hoffmann do Institut de recherche pour le développement (IRD/França) e a Professora Karina Ansolabehere da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM/México). O projeto se encontra aberto para a adesão de outros pesquisadores.

Atualmente, a pesquisa se divide em 3 sub-pesquisas que convergem para construção dos temas acima:

  1. Desigualdades e Construção do Outro - Coordenação: Prof. Rebecca Lemos Igreja
  2. Radicalismo e Cultura Política - Coordenação: Prof. Camilo Negri
  3. Práticas Jurídicas Universitárias e Acesso à Justiça - Coordenação: Talita Rampin 

Pesquisadores discentes (UnB):  Ana Luíza de Freitas Viana (Faculdade Projeção), Beatriz Amorim de Barros, Carolina Silva Nogueira, Jennyfer Carolina Ferreira Fonseca, João Roberto Souza, João Victor Barbosa Ferreira, Rayssa Cavalcante Matos, Marcos Vinicius Aniceto, Victor Caique Silva de Carvalho.

 

logo

International Research Collaborative "Political Radicalisms, Extreme-Right, and Justice System" 

Em julho de 2020, foi aprovada pela Law & Society Association (LSA) uma proposta de International Research Collaborativa (IRC) sobre Radicalismos Políticos, Extrema-Direita e Sistema de Justiça, concebida pelos pesquisadores Rebecca Igreja (UnB), Talita Rampin (UnB), Camilo Negri (UnB), Karina Ansolabehere (UNAM/México), Odile Hoffmann (IRD/França), Bryant Garth (UC Irvine Law/EUA), Alexandra Poli (EHESS/França), José Roberto Xavier (UFRJ) e Gianmarco Loures (UnB).

Conforme descrito no site da LSA, IRCs são grupos colaborativos internacionais e interdisciplinares de pesquisadores(as) de diferentes contextos, experiências e treinamento. São organizados em vista de uma conferência internacional, a próxima sendo em Lisboa em 2022. Os IRC têm se tornado um componente chave na vida intelectual da LSA, colaborando com sua missão de tornar-se crescentemente global. IRCs têm sido instrumentos importantes para o fomento e reforçamento de redes de pesquisa internacionais e interdisciplinares, para a promoção de pesquisa colaborativa de qualidade com rigor e relevância científica e para a criação de oportunidades de compartilhamento e comunicação de pesquisa para o público em reuniões da LSA e outras conferências acadêmicas.  

O IRC Radicalismos Políticos, Extrema Direita e Sistema de Justiça congrega pesquisadores(as) de diversos países dedicados(as) a estudos de desigualdades, radicalismos políticos, ascensão da extrema direita e sistemas de justiça. A proposta é de dar continuidade a uma ampla pesquisa que visa comparar radicalismos ascendentes e características das novas extremas direitas e compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno global. A partir de investigações sobre abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema e de um esforço comparativo e dialógico para observar o fenômeno globalmente, o grupo procura analisar a estratégia de disseminação de ideias e propostas políticas radicais, especialmente via redes sociais e instrumentos de controle sociais, políticos e legais.   

Mais informações:

LSA - https://lawandsociety.site-ym.com/

IRCs - https://lawandsociety.site-ym.com/page/IRCs

IRC "Political Radicalisms, Extreme-Right, and Justice System" - https://lawandsociety.site-ym.com/page/IRCPolitradextrightjustsyst

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. 

Informações

E-mail: colegiolatinoamericano@flacso.org.br

Curta a nossa página no Facebook

Casa Franco-Brasileira da Ciência

Edifício Finatec, Sala 218-G, Av. L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF – 70910-900

©2020 Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais. Todos os Direitos Reservados.

Search