Equipe

Comitê Científico-Pedagógico

Rebecca Lemos Igreja 

rebecca 3Antropóloga, professora do Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA e do programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Mestre em Antropologia pelo CIESAS/México (2000); doutora em Antropologia - /UnB (2005); Pós-doutora no CADIS/EHESS/França e INCT-INEAC, da UFF/Brasil. Membro do Conselho Superior Internacional da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO, Professora da Universidade de Harvard, em Cambridge, EUA (2010-2011). Pesquisadora e professora visitante da FMSH, EHESS, INED (França) e CIESAS (México). Coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas - LEIJUS/FD/UnB. Coordenadora do Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil - MeCACB (CNPq/Brasil), Grupo associado ao LMI-MESO/IRD, coordenado por Odile Hoffmann. Membro fundador da Rede Empírica do Direito - REED (Brasil) e do Justice For Afrodescendants In Latin America Institute - OJALA (Florida International University [FIU]). Integra também o grupo de estudo internacional "Les statistiques ethniques"; e o projeto "Identité et Altérité"; apoiado pela Fondation Maison des Sciences de l'Homme - FMSH e o Institut national d'études démographiques - INED/França. Membro do INTERNATIONAL RESEARCH GROUP - JUSTICE AND INDIGENOUS PEOPLES RIGHTS (EHESS-França). Pesquisadora associada à Rede Latino Americana de Antropologia Jurídica - RELAJU e ao Centro de Estudios Mexicanos y Centroamericanos CEMCA-México. Seus estudos concentram-se na discussão sobre categorias sociais, étnicas e raciais, discriminação e racismo, direitos coletivos no âmbito das políticas públicas e direitos; acesso à justiça e reformas judiciárias. Possui experiência com pesquisas no Brasil, México, França, Argélia e Estados Unidos.

Simone Rodrigues Pinto

simone 4Professora associada da Universidade de Brasília, atuando junto ao Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) e Pós-Graduação da Faculdade de Direito. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). Foi visiting scholar na Yale University/EUA e na FLACSO República Dominicana, com quem mantém intercâmbios de pesquisa, e realizou estágio pós-doutoral no então Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasilia. Atualmente participa da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição (RLAJT), é membro da CSA - Caribbean Studies Association, da Latin American Studies Association (LASA) e compõe os Grupos de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre Pensamiento Crítico y Decolonizador Caribeño e sobre Afrodescendentes, racismo e resistência no Caribe. Na Universidade de Brasilia é professora credenciada do Programa de Pós-Graduação do Direito, coordena o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre racismo político e as construções discursivas das representações racistas, pensamento social e político latino-americano e caribenho, autoritarismo democrático e a produção de desigualdades legais e sobre memória e justiça de transição. Coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas - LEIJUS/FD/UnB. Coordenadora do Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil - MeCACB (CNPq/Brasil), Grupo associado ao LMI-MESO/IRD, coordenado por Odile Hoffmann.

Camilo Negri

1 camilo 1É Professor Adjunto do Departamento de Gestão de Políticas Públicas, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Doutor em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (CEPPAC, UnB - 2005, 2009). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG-ECsA). Pesquisa, principalmente, nos seguintes temas: esquerdas, democracia e ideologia na América Latina em perspectiva comparada.

 

 

Comitê gestor

Secretaria Executiva

Otávio Igreja

Secretaria Administrativa

Ana Luíza Viana

Secretaria Acadêmica

Luiza Aikawa 

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. 

Informações

E-mail: colegiolatinoamericano@flacso.org.br

Curta a nossa página no Facebook

Casa Franco-Brasileira da Ciência

Edifício Finatec, Sala 218-G, Av. L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília, DF – 70910-900

©2019 Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais. Todos os Direitos Reservados.

Search