Seminários e Cursos

Minicurso: (Re) conceptualizando o gênero e a etnicidade: novos olhares desde a América Latina

Período: 29-Ago-2022 a 02-Set-2022, das 14:00 ás 18:30 (Horário de Brasilia)Programação Mini Curso Gênero e Etnicidade

Idioma do minicurso: Português e Espanhol

Coordenação: Rebecca Lemos Igreja (FLACSO-Brasil/ UnB), Sofia Cevallos Vivar (FLACSO-Brasil/Universidade de Paris 8)

Professores Participantes: Dra. Rita Potyguara (Presidenta FLACSO/ Brasil) Dra. Mary García Castro (Pesquisadora emérita na UERJ/PPCIS/NUDERG; bolsista da FAPERJ; professora aposentada da UFBApesquisadora FLACSO, Brasil); Millaray Painemal (ativista chilena); Profa. Dra. Maria Luisa Castro Muniz (UnB e Universidade Andina Simón Bolivar); Lcda. Lineth Calapucha (Vice-presidente da Associação dos povos kichwa originários de Pastaza, Equador); Profa. Dra. Laura Valladares (Universidade Autónoma Metropolitana de México); Profa. Dra. Veronica Yuquilema (CLACSO e INREDH); Profa. Dra. Rosalva Aída Hernández (CIESAS, México); Mestre Elisa Pankararu (Departamento mulheres da APOINME); Profa. Dra. Ivette Vallejo (FLACSO-Ecuador) ; Mestre Juliana Tupinambá (Doutoranda da UnB e Assessora da APOINME); Rosa Campoalegre (Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas, Cuba); Deise Benedito; Teresa Cunha (Centro de Estudos Sociais, Coimbra); Mestre Zenaida Yasacama (Vice-presidente da Confederação de nacionalidades indígenas do Equador, CONAIE).  

Modalidad: Presencial (mini-auditório da pós graducação da FD) e virtual

Inscrições: Abertas  

-Alunos da UnB (SIgaa)

-Participante externo (Basta clicar aqui para se inscrever)

Valor da inscrição:

Participantes Externos: R$90,00
Alunos da UnB: Gratuito (caso desejem o certificado da Flacso, devem se inscreverem  como participantes externos e realizarem o pagamento normalmente) 
Cotas para auto declaração: 
-Afrodescendentes: (gratuito) 
-Indígenas(gratuito)
 

Programação completa: Programação completa

Este curso abordará as relações entre gênero, etnicidade, política e territórios com o objetivo de refletir sobre os processos de organização de mulheres e homens indígenas no contexto das lutas socioambientais que ocorrem na região. 

Tem como objetivo criar um espaço de reflexão e intercâmbio por meio do diálogo entre intelectuais e ativistas com o objetivo de coproduzir conhecimento e estabelecer colaborações que contribuam para as diversas lutas por justiça social que tem lugar no continente.

Público: O curso é livre, está voltado para o grande público.

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Sobre o Colégio

O Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais foi criado em 2018 em colaboração com o prof. Michel Wieviorka do Collège d’Études Mondiales da Fondation Maison des Sciences de l'Homme- FMSH/França, concebido como um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH. Em um movimento de integração entre grupos e projetos de investigação, redes e cátedras internacionais, o Colégio promove pesquisas e programas de formação como especializações, com destaque para a mobilização internacional, via intercâmbios acadêmicos, e construção de redes de colaboração de produção de conhecimento entre investigadores, docentes e estudantes.

Em 2023, os integrantes do Colégio decidiram pela mudança de seu nome, em razão da ampliação de seus objetivos estratégicos de trabalho. Assim, o Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais, passa a se chamar Colégio Latino-Americano de Estudos Globais em Direito e Sociedade (CLAEDS). Com o propósito de expandir a pesquisa e a formação no campo do Direito, o CLAEDS busca promover discussões de impacto nacional e internacional através da produção de pesquisas empíricas, cursos e formação sobre temas jurídicos e sociais fundamentais no contexto global, como reconhecimento de direitos na América Latina e nos países do Sul Global, direitos fundamentais, direitos humanos, trabalho, meio ambiente, acesso à justiça, direito antidiscriminatório, justiça e democracia, cidadania, governança, políticas públicas, novas tecnologias, inovação, boas práticas em sustentabilidade social e equidade.

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