OIDDER

OIDDER

Observatório

 OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM DEMOCRACIA, DESIGUALDADES E RURALIDADES NO SUL GLOBAL

OBSERVATORIO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS EN DEMOCRACIA, DESIGUALDADES Y RURALIDADES EN SUR GLOBAL

INTERNATIONAL OBSERVATORY OF STUDIES IN DEMOCRACY, INEQUALITIES AND RURALITIES OF GLOBAL SOUTH

 

O observatório tem o propósito central de oferecer às pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, poderes públicos, gestores e comunidade em geral uma ampla visão das pesquisas sobre o rural contemporâneo, particularmente do Sul Global, possibilitando o reconhecimento do mundo rural e sua diversidade, como também um maior conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa para compreender/entender esse espaço. 

A múltipla abordagem e interseccionalidades do fenômeno e dos problemas sociais possibilita a compreensão da amplitude e complexidade das políticas públicas, do comportamento político e eleitoral dos grupos sociais e suas dinâmicas, como também que a sociedade e os centros de pesquisa reconheçam seus territórios, comunidades e formações sociais. E ainda, que metodologias contemporâneas possam enxergar e dar visibilidade aos sujeitos de processos econômicos, sociais, políticos e ambientais, proporcionando um ambiente pedagógico interessante para a geração presente e futura. 

Apesar da existência de programas de pós-graduação, graduação e campos específicos que analisam o mundo rural, com pesquisas de referência e centros de excelência científica com enfoque no rural, os estudos nesse campo são marcados por uma dispersão. Ao pesquisar os problemas rurais, buscamos renovar a força teórica e metodológica para compreender o campo, o rural, a ruralidade e as formas de organização das populações que vivem “do”, “no” e “para” o campo. 

Nesse sentido o objetivo é discutir o mundo rural, a partir de uma dinâmica e estratégia de desenvolvimento rural sustentável com pesquisas em desenvolvimento sobre o tema buscamos garantir que as populações possam ter suas experiências sociais conhecidas, seja  como diagnóstico de que há transformação e mudança no campo, ou dos obstáculos políticos, culturais, sociais, econômicos, simbólicos e ideológicos para que nossa compreensão sobre esse universo se alargue, ampliando o cânone, e possibilitando enxergar a diversidade e multiplicidade, bem como particularidades do rural ou do rurbano.

O Observatório situa seu horizonte de pesquisa no Sul Global. Esse conceito retrata uma nova epistemologia alicerçada na diversidade e pluralidade do mundo a partir das populações e Estados colonizados e periféricos ao capitalismo global. A perspectiva epistêmica propõe ampliar os estudos sobre as experiências das populações e suas formações sociais e políticas, redimensionando os temas, as abordagens, os enfoques e as metodologias, possibilitando que as histórias, culturas, problemas e explicações se tornem visibilizadas nos estudos e políticas públicas. 

O horizonte de pesquisa do Observatório abriga a multidimensionalidade e interseccionalidade no estudo do mundo rural,  tendo como público prioritário em seus estudos as relações sociais de gênero, geração e interétnicas, povos e comunidades tradicionais.

  1. Democracia, participação e representação social 
  2. Cultura política e comportamento eleitoral
  3. Estudos rurais e o desenvolvimento sustentável
  4. Comunidades e povos tradicionais
  5. Desenvolvimento e desigualdades no mundo rural 
  6. Ruralidades e territórios
  7. Políticas Públicas para o mundo rural
  8. Falares e imagens do rural

Os campos de estudo servem como horizonte e não como uma jaula de aço para a compreensão dos fenômenos sociais que envolvem o mundo rural. Desse modo possibilitam tanto a pesquisa científica e acadêmica como a produção de trabalhos técnicos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das populações rurais e a superação de desigualdades persistentes. 

 

Membros:

Pesquisadoras e pesquisadores: 


Danilo Uzêda da Cruz – Coordenador-Currículo

Maria Victória Espiñeira Gonzalez- Currículo

Gelma Gabriela de Matos Messias- Currículo

Gisela Pereyra Doval- Currículo 

Mariana Alves Isozaki- Currículo

Diego Matheus Oliveira de Menezes- Currículo

Clóvis Roberto Zimmermann-Currículo

Carlos Federico Domínguez Avila - Curriculo

Renata Peixoto de Oliveira - Curriculo

Editha Lisbet Julca Gonza - Curriculo

Agustina Valeria Martiarena Pazos - Curriculo

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. Saber mais

Search