AWAREFOREST

Redefinindo as lutas socioambientais: contribuições das mulheres indígenas da Amazônia equatoriana

Coordenação: Sofia Cevallos (Universidade París 8, FLACSO Brasil e UnB)

Site oficial da pesquisahttps://www.awareforest-msca.com/

 A Pesquisadora

Em 2020, Sofia Cevallos, pós-doutoranda na Universidade Paris 8, na FLACSO Brasil e na UnB, obteve a Bolsa Marie Curie, programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, para realizar sua pesquisa doutoral por uma duração de 3 anos.

Temas

Essa investigação aborda dois aspectos principais:

  1. As identidades das mulheres indígenas, suas construções e suas manifestações nas relações sociais; 
  2. As percepções, assim como as reações dessas mulheres a respeito dos impactos das atividades extrativistas na Amazônia Equatoriana. 

Objetivo

O objetivo geral da pesquisa AWAREFOREST é de estudar como as lutas socioambientais estão sendo redefinidas pelas mulheres amazônicas na atualidade e sua contribuição potencial para a criação de conhecimentos alternativos sobre as identidades e sobre os territórios, abrindo espaçõs para visões de mundo mais sustentáveis, equitativas e resilientes. 

Metodologia

Navegando pelas histórias das lutas dessas mulheres e utilizando uma metodologia baseada na investigação-ação, o projeto AWAREFOREST, financiado pela Comissão Europeia, examinará a forma pela qual as mulheres indígenas da Amazônia equatoriana estão respondendo, nos últimos anos, às aspirações antipatriarcais, anticolonias e pós-extrativistas: de equidade no acesso à terra; pela promoção de uma pluralidade de saberes; a preservação do meio ambiente; a construção do bem-viver e da autonomia de seus corpos e territórios silenciados e ausentes no contexto nacional, regional e global dominante. 

Apoio e Financiamento

Image
Image
Image

Sobre o Colégio

Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da FLACSO-Brasil, constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades - CSH, com foco no tema das desigualdades, suas causas e efeitos e estratégias de mitigação. Saber mais

Search