IRC - Law & Society Association

logo

International Research Collaborative "Political Radicalisms, Extreme-Right, and Justice System"

Coordenação: Rebecca Igreja (UnB), Talita Rampin (UnB), Karina Ansolabehere (UNAM/México)

 

Em julho de 2020, a Law & Society Association (LSA) aprovou proposta de nossas(os) pesquisadoras(es) de uma International Research Collaborative (IRC) sobre Radicalismos Políticos, Extrema-Direita e Sistema de Justiça.

Conforme descrito no site da LSA, IRCs são grupos colaborativos internacionais e interdisciplinares de pesquisadores(as) de diferentes contextos, experiências e treinamento. São organizados em vista de uma conferência internacional, a próxima sendo em Lisboa em 2022. Os IRC têm se tornado um componente chave na vida intelectual da LSA, colaborando com sua missão de tornar-se crescentemente global. IRCs têm sido instrumentos importantes para o fomento e reforçamento de redes de pesquisa internacionais e interdisciplinares, para a promoção de pesquisa colaborativa de qualidade com rigor e relevância científica e para a criação de oportunidades de compartilhamento e comunicação de pesquisa para o público em reuniões da LSA e outras conferências acadêmicas.  

O IRC Radicalismos Políticos, Extrema Direita e Sistema de Justiça congrega pesquisadores(as) de diversos países dedicados(as) a estudos de desigualdades, radicalismos políticos, ascensão da extrema direita e sistemas de justiça. A proposta é de dar continuidade a uma ampla pesquisa que visa comparar radicalismos ascendentes e características das novas extremas direitas e compreender os fatores que contribuem para esse fenômeno global. A partir de investigações sobre abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema e de um esforço comparativo e dialógico para observar o fenômeno globalmente, o grupo procura analisar a estratégia de disseminação de ideias e propostas políticas radicais, especialmente via redes sociais e instrumentos de controle sociais, políticos e legais.   

Pesquisadoras(es): Rebecca Igreja (UnB), Talita Rampin (UnB), Karina Ansolabehere (UNAM/México), Camilo Negri (UnB), Odile Hoffmann (IRD/França), Bryant Garth (UC Irvine Law/EUA), Alexandra Poli (EHESS/França), José Roberto Xavier (UFRJ) e Gianmarco Loures (UnB).

Mais informações:

Law & Society Association

International Research Collaboratives 

IRC "Political Radicalisms, Extreme-Right, and Justice System"

Sobre o Colégio

O Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais constitui um centro de estudos globais latino-americano que propõe destacar a potencialidade, importância e contribuição do conhecimento produzido na América Latina para a compreensão de grandes temas globais, especialmente as desigualdades sociais e justiça, diversidade cultural, étnico/racial e de gênero, desenvolvimento sustentável e meio-ambiente, que afetam distintas regiões do planeta. Saber mais

Search